Diocese de Uberlândia Em Destaque Palavra do Bispo

"Eu vim para servir" – Dom Paulo Francisco Machado

O lema da Campanha da Fraternidade. neste ano de 2015. toma o texto do Evangelho segundo Marcos (Mc 10,45): “Eu vim para servir”. Já o tema, que sempre se relaciona à dimensão fraterna da vida cristã, uma vez que fomos feitos filhos de Deus no seu Filho Eterno, aborda a relação da Igreja com a Sociedade.

20150107-154724-54ad712cd0480

O cartaz da atual Campanha da Fraternidade apresenta a foto do Santo Padre. na sempre comovente cena evangélica do lava-pés. Essa perícope do Evangelho segundo S. João sempre me faz recordar um belo comentário sobre ela. Jesus, na última ceia, cingi-se de uma toalha que nos recorda o avental dos servos e põe-se, depois de retirar o seu manto, símbolo de sua realeza e divindade, a lavar os pés dos seus discípulos. Dando continuidade, Jesus retorna ao seu lugar, veste novamente o manto, mas, permanece com o “avental” de servidor. Ora, Cristo, como sabemos pelo apóstolo Paulo, é a Cabeça da Igreja, e a Igreja Seu Corpo. Cabe aos demais membros da Igreja, discípulos de Jesus, Corpo Santo do Senhor, continuar a obra de Cristo, lavar os pés chagados da humanidade ferida pelo pecado, pelo egoísmo, pelas discórdias e guerras e, alegremente, anunciar o Evangelho da salvação e se por a serviço dos homens e mulheres sedentos de vida plena.

Neste sentido, no decorrer de dois milênios, a Igreja, inserida plenamente no tecido social, vem servindo à causa do Reino, dedicando-se aos múltiplos cuidados dos  humilhados, dos pobres, dos injustiçados, doentes, prisioneiros, enfim todos os desprezados na nossa sociedade. Ainda, neste sentido, a Igreja vê-se atenta aos sinais dos tempos, defendendo as grandes e justas causas da humanidade, promovendo a paz e justiça, a liberdade responsável e, na medida do possível, atendendo aos clamores de nossa sofrida sociedade brasileira.

Orgulhamo-nos da Igreja pelo seu longo currículo de serviço aos doentes, encarcerados, idosos, pessoas especiais, famintos. Orgulhamo-nos de suas instituições escolares, universidades, santas casas, hospitais. Orgulhamo-nos de suas pastorais, entre tantas, a da sobriedade, a carcerária, a da criança, a da saúde, e outras.

A Campanha da Fraternidade de 2015 está a nos dizer que nos comprometemos com essa História multimilenar. Queremos refletir e agradecer a Deus pelo rosto bonito do seu povo santo, e assumir, com mais coragem, a honrosa missão de evangelizar, de ser Igreja discípula-missionária e samaritana. Quando chegar o Domingo de Ramos vamos trazer para junto do altar a nossa contribuição financeira, fruto de nossas pequenas-grandes (ao  menos aos olhos de Deus) renúncias. Estou , Senhor, comprometido com a causa do Reino.

___________

Por, Dom Paulo Francisco Machado

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!